(clique na imagem para aceder ao índice do livro)

 

No Fórum Pesquisas CIES decorrido em dezembro de 2017, foram apresentadas um conjunto de comunicações que deram lugar ao livro "Desigualdades sociais - Portugal e a Europa".

Clicando em cada uma das seções abaixo poderá aceder aos vídeos das apresentações do Fórum Pequisas, bem como às introduções dos capítulos correspondentes no livro.

 

O COLÓQUIO 

Organizado no âmbito dos 10 anos do Observatório das Desigualdades, o colóquio comemorativo decorreu

a 7 de março de 2018 no ISCTE-IUL. Veja, ou reveja, as apresentações deste evento.

Sessão de abertura

"Observatório das Desigualdades: balanço das atividades"

Renato Miguel do Carmo (CIES-IUL)

Conferência

“Inequality and Democracy”

Colin Crouch (Max-Planck-Institute)

Apresentação do estudo "O Mercado de trabalho em Portugal e na Europa: Síntese Estatística 2018"

Frederico Cantante (CIES-IUL)

Consulte aqui o Ebook correspondente ao estudo apresentado pelo Frederico Cantante

Mesa redonda "Portugal nos próximos 10 anos: que (des)igualdades?"

 

Com: Catarina Marcelino (Deputada do PS), Manuel Carvalho da Silva (CES-UC) Pedro Adão e Silva (CIES-IUL)​

 Moderação: Sandra Monteiro (Le Monde Diplomatique)

 

REVISTA DE IMPRENSA 

 

 

Veja aqui a cobertura mediática que foi dada ao livro e ao colóquio sobre as Desigualdades Sociais, Portugal e a Europa.

RÁDIO

 
ACERCA DO LIVRO

O livro "Desigualdades Sociais - Portugal e a Europa" tem como objetivo principal alcançar uma perspetiva multidimensional na análise dos processos e dos resultados produtores de desigualdade. Para tal, organizaram-se quatro grandes temas a partir dos quais se pretende abarcar uma multiplicidade de estudos diferenciados. Os vinte e dois capítulos que se reúnem nesta publicação abordam o problema das desigualdades sociais considerando uma análise comparada que enquadra a realidade da sociedade portuguesa no contexto do espaço europeu.

 

Os textos resultam de investigações desenvolvidas no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Todos os autores e autoras estão ligados ao centro como investigadores, provenientes de diferentes ciências sociais e detendo trajetos institucionais diversificados.

 

Para além da grande diversidade científica, reúnem-se nesta publicação várias gerações de investigadores que não só comungam preocupações e reflexões sobre a sociedade contemporânea, como partilham patrimónios teóricos e metodológicos que decorreram de uma profícua acumulação de conhecimento científico ocorrida no CIES-IUL ao longo das últimas três décadas. Neste sentido, trata-se de uma publicação de longo fôlego feita do cruzamento entre muitos percursos e múltiplas experiências profissionais e de vida.

Estrutura independente constituída no quadro do CIES-IUL, responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica, este Observatório iniciou as suas atividades em 2008, assumindo como missão a disponibilização pública de informação rigorosa e atualizada sobre as desigualdades sociais, numa perspetiva de cidadania e de contribuição para a fundamentação e avaliação das políticas públicas.

 

CONTACTOS

Observatório das Desigualdades

Edifício Sedas Nunes
Av. das Forças Armadas
1649-026 Lisboa 

Tel. (+351) 210 464 018  
Email: observatorio-das-desigualdades.cies@iscte-iul.pt

www.observatorio-das-desigualdades.com

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

Constituído em 1985, o CIES-IUL é uma unidade de I&D, acreditada pela FCT, na área das ciências sociais vocacionada para estudar os problemas sociais contemporâneos a partir de perspetivas multidisciplinares. O CIES-IUL tem como principal domínio científico a sociologia e desenvolve atividade relevante nos domínios das políticas públicas, da ciência política, das ciências da comunicação, da história moderna e contemporânea e do serviço social.

CONTACTOS

CIES-IUL

Edifício Sedas Nunes

Av. das Forças Armadas 

1649-026 Lisboa 

Tel. (+351) 210 464 018

Email: cies@iscte-iul.pt

www.cies.iscte-iul.pt

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Twitter - Black Circle

Desigualdades Sociais

Portugal e a Europa

10 anos do Observatório das Desigualdades

© 2018 por Observatório das Desigualdades. CIES/ISCTE-IUL.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now